Evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática” ocorre no campus Curitiba da UTFPR

O evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática” ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, no auditório do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A segunda edição deste evento – a primeira ocorreu em 2017 – trouxe como tema os ‘Aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas sobre ensino de Ciências e Matemática’ e foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e pela Formação Inicial, Continuada e Tecnológica de Professores de Ciências e Matemática (ForTeCiM).

A programação contou com um ciclo de palestras, nas quais foram convidados tanto professores que acabaram de ingressar no programa quanto professores externos. As palestras foram realizadas durantes os dois dias, contando também com apresentações de estudantes que já concluíram o mestrado, assim como dos mestrandos que estão atualmente desenvolvendo projetos.

O evento apresentou formato dinâmico visando o envolvimento dos participantes, tendo inclusive atividades simultâneas, servindo como uma forma de divulgação do programa, tanto de extensão, quanto de pós-graduação. Além dos estudantes, também participaram professores que buscam conhecer e ingressar no Programa.

A Jornada de Educação em Ciências e Matemática discutiu os aspectos teóricos e metodológicos de pesquisa em geral, sendo importante a identificação, para os estudantes quais aspectos desse âmbito eles podem abordar em suas pesquisas. Grande parte das pessoas que frequentaram o evento possuem relação com as pesquisas acadêmicas e puderam estar transmitindo esses conhecimentos.

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT)