Equipe do Crossbots do campus Curitiba ganha primeiro lugar no maior campeonato de robôs da América Latina

O robô desenvolvido por um grupo do Crossbots UTFPR, equipe de robótica formada por alunos de diversos cursos do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, obteve a primeira colocação de uma categoria do maior campeonato da América Latina de robôs, o Winter Challenge, que ocorreu em Concórdia (SC), entre os dias 12 e 15 de setembro. 

O projeto teve início este ano e foi idealizado e criado por Bianca Kersanach, estudante de Design, e por Everton Ramires de Oliveira, estudante de  Engenharia Mecatrônica. O robô de nome Maxbot, foi desenvolvido com o objetivo de criar uma maior interação com crianças e atrair a atenção do público geral. 

Por se tratar de um evento de robótica, o grupo elaborou, ao longo de dois meses, o robô impresso em 3d, que apresenta uma estética infantil, visando remeter a personagens de desenho animado. A categoria recente do campeonato, denominada Art Bot, na qual o robô Max foi inscrito, apresenta requisitos como funcionalidade, interação, estética e originalidade, fatores que deram base à criação do projeto da equipe. 

Robô Maxbot
Foto: Monique Grings

O Maxbot funciona detectando a presença de crianças e oferecendo um jogo de caça ao tesouro, em que as incentiva a procurarem códigos binários espalhados pelo local do evento e, em seguida, digitá-los no próprio rosto do robô. Ao receber o código correto, o Max pede que seu amigo Jack (O Baú) abra e ofereça um prêmio ao participante. Desta forma, houve bastante interação com as crianças e até com pessoas de outras idades presentes no Winter Challenge, garantindo o primeiro lugar da equipe do Crossbots representante do campus Curitiba da UTFPR.

Para conhecer mais sobre o projeto ou ajudar com patrocínios, acesse o Facebook do Crossbots.

Reportagem de Monique Grings (ASCOM – CT).