Encontro estreia parceria entre teatro universitário da UTFPR e da UFPR

No mês de janeiro, uma reunião entre Ismael Scheffler, professor responsável pelo TUT (Teatro da UTFPR) e o diretor da Cia de Teatro e diretoria cênica da UFPR (projeto com quase 25 anos), Rafael Lorran, discutiu as condições para uma parceria entre as duas universidades federais de Curitiba.

Nesta reunião, Scheffler e Lorran compartilharam seus percursos teatrais e as perspectivas que vislumbram em suas instituições para as atividades de extensão em teatro universitário, além da parceria que será acertada e discutida num próximo encontro. “É uma maneira de enriquecermos nossas atuações. Tanto na UFPR quanto na UTFPR temos apenas um profissional destinado a estes projetos institucionais. Assim, podemos criar intercâmbios e diálogos, otimizar nossas experiências e compartilhar nossas formações teatrais, aproximar alunos de ambas instituições entre si e com a comunidade e o meio artístico.” explica Scheffler. As atividades teatrais da UFPR ocorrem no prédio histórico da praça Santos Andrade, e as da UTFPR, no Laboratório de Poéticas do Corpo, no bloco V, da sede centro.

O teatro é um meio de desenvolver uma série de habilidades como a sensibilidade e o autoconhecimento. O contexto universitário reúne pessoas com distintos interesses em um momento da vida de crescimento; pensando nisso, mais do que formar profissionais, a universidade deve trabalhar na formação de cidadãos e de estar à serviço da comunidade. Para Ismael, “o teatro, como uma arte de encontro, promove o diálogo, o olhar para o outro, simula a vida de formas diferentes e colabora na descoberta de entender a si mesmo como um ser ativo”. Para 2019, o TUT oferece diversas atividades formativas e artísticas, sempre buscando aliar ensino, pesquisa e extensão. As oficinas terão temáticas e duração variadas, pretendendo dar mais oportunidades a qualquer pessoa de experimentar e entender a linguagem teatral.

Para saber mais entre em contato com os professores.

UFPR: rafael.lorran@ufpr.br

UTFPR: teatro-ct@utfpr.edu.br