Educação Física do campus Curitiba é premiado em Simpósio Internacional

“A gente recebeu 109 trabalhos, todos foram avaliados no sistema da double blind, então ninguém sabia quem tinha feito trabalho, e foi avaliado tanto o escrito quanto a apresentação oral”.  Assim iniciou a apresentadora da solenidade de premiação do  XVIII Simpósio Internacional de Atividades Físicas, neste sábado, no Rio de Janeiro. Dos 106 trabalhos científicos enviados, 95 foram avaliados como aptos para concorrer; desses, três foram selecionados como os melhores. E a equipe do campus Curitiba da UTFPR levou o terceiro lugar nessa acirrada disputa. A vitória é resultado do trabalho sério do grupo de pesquisa de Treinamento Físico-Esportivo: Saúde e Performance (TFESP), coordenado por Anderson Caetano Paulo, professor do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI).

O trabalho foi assinado pelo grupo formado por Elisangela Franciele Rezende (estudante de graduação em EF e Bolsista IC), Anderson Caetano Paulo (Docente do DAEFI e Líder do TFESP), Hallyne Bergamini Silva (estudante de mestrado em EF e Soldado da PMPR), Rael Mateus de Oliveira Weimer (estudante de graduação em EF e Bolsista de extensão) e Gabriel Grani (Mestre em EF e Tenente da PMPR), todos do campus Curitiba da UTFPR.

Para a avaliação, o trabalho escrito foi julgado quanto aos seguintes critérios: relevância do trabalho para o evento; adequabilidade com a redação científica; a clareza e cientificidade da introdução e do objetivo geral; a consistência da estratégia metodológica; a adequação à Mostra; objetividade dos instrumentos escolhidos para fazer a avaliação e dos testes estatísticos; e se os resultados apresentados foram sintéticos e apontavam para perspectivas futuras. Para a exposição oral, foi avaliada a qualidade gráfica, a desenvoltura na exposição, o domínio da pesquisa apresentada, a sequência lógica, a qualidade das respostas na arguição e o tempo de apresentação.

Parabéns ao DAEFI e a toda a equipe premiada!

Equipe no local do evento, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no Forte São João