Docentes e discentes do campus Curitiba da UTFPR participam de Audiência Pública

Na tarde do dia 01 de junho de 2019, docentes e discentes do campus Curitiba da UTFPR participaram da Audiência Pública “A Política Municipal de Resíduos Sólidos e os direitos fundamentais dos trabalhadores da Reciclagem” promovida pelo Ministério Público. A Audiência Pública, realizada no Centro de Convenções Edson Dalke, município de Almirante Tamandaré, foi promovida pelos Promotores de Justiça Mariana Dias Mariano e Marcio Soares Berclas. Representando a Incubadora de Economia Solidária (TECSOL) e a UTFPR, participaram os docentes Lino Trevisan, Simone Polli e Stella Maris da Cruz Bezerra, junto com um grupo de discentes, participantes de projetos de extensão que desenvolvem atividades junto à Associação dos Catadores de Material Reciclável Ilha, localizada no Município de Almirante Tamandaré, desde 2014.

Profa. Simone Aparecida Polli

Devido às atividades desenvolvidas junto à Associação Ilha, os representantes da UTFPR, a convite do MP, participaram, junto com outras entidades da sociedade civil, de reuniões preparatórias para a Audiência Pública. Como resultado da Audiência Pública que contou com a participação massiva dos gestores municipais (prefeito, secretários, técnicos e vereadores), bem como das associações de catadores de material reciclável do município, do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), de entidades da sociedade civil que desenvolvem trabalhos com os catadores e/ou que prestam apoio, além dos representantes do MP, foram estabelecidas algumas ações prioritárias, como quem serão os responsáveis por desenvolvê-las e prazos para que estas sejam iniciadas.

A participação dos docentes e discentes da UTFPR contribuiu para que a Audiência Pública alcançasse os resultados esperados, isto é, que a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré intensifique ações de coleta seletiva no município, visando ampliar a quantidade e melhorar a qualidade do material coletado para a reciclagem, bem como fornecer as condições adequadas para que as/os trabalharas/es da reciclagem possam desenvolver seu trabalho com dignidade, proporcionando melhoria na renda e na qualidade de vida. As/os catadoras/es prestam um importante serviço para o município e para a sociedade ao separar e reciclar parte dos resíduos gerados.

Prof. Lino Trevisan
Profa. Stella Maris da Cruz Bezerra
Carlos Alencastro Cavalcanti – MNCR

Reportagem de Lino Trevisan