Diretor da Fundação Araucária palestra no primeiro dia da Semana de Planejamento do campus Curitiba

Hoje pela manhã (segunda-feira, 13), aconteceu a abertura da Semana de Planejamento 2019 para professores e servidores do campus Curitiba da UTFPR. A semana conta com diversas atividades direcionadas para o aprimoramento e desenvolvimento de iniciativas dos professores e servidores dentro do campus Curitiba. E terá a participação de profissionais de diferentes áreas nos dois primeiros dias. E nos demais dias as atividades serão desenvolvidas conforme a demanda de cada departamento.

A mesa de apresentação foi composta por Marcos Schiefler Filho, diretor-geral do campus Curitiba, Angela Emília de Almeida Pinto, diretora da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), Ciro Romelio Rodriguez Añez, Assessor dos cursos de Bacharelado, Marcelo Souza Motta, Assessor das Licenciaturas, Guilherme Alceu Schneider, Assessor das Engenharias, e Miraldo Matuichuk Assessor dos Técnicos e Maria Lucia Valenga, chefe da Secretaria de Gestão Acadêmica (SEGEA). Como mestre de cerimônias Lucila Adriani Coral, diretora adjunta do DIRGRAD.

Após a fala de abertura, Marcos Schiefler Filho passou a palavra para José Carlos Gehr, advogado (OAB 49110/PR) e diretor de administração e finanças da Fundação Araucária. O palestrante falou sobre o movimento Vale do Pinhão e como essa iniciativa surgiu.

Sobre o Vale do Pinhão

Vale do Pinhão é o movimento de Curitiba para promover ações de Cidades Inteligentes. Uma Cidade Inteligente se desenvolve economicamente ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida do seu cidadão e gera eficiência nas operações urbanas. O programa foi criado pela Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, mas envolve todas as secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba como parte integrante do plano de cidade.

O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc. Além da Prefeitura de Curitiba, outras instituições também fomentam o ecossistema, dentre elas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMERCIO-PR).

Para mais informações sobre o Vale do Pinhão acesse: http://www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br/institucional