DALEM promove evento e lançamento livros a partir de TCCs de estudantes de Letras

Na última sexta feira (25/05), no campus Curitiba da UTFPR, aconteceu o II Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa (ENALI) evento desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Aquisição e Ensino de Língua Inglesa, do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM). O evento tem como objetivo trazer atividade envolvendo professores, pesquisadores,alunos  universitários, professores da rede pública e privada principalmente na área de ensino de língua estrangeira.

Este ano o evento contou com a presença de Walkyria Maria MonteMór, professora da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre letramento crítico; Márcia Becker, professora do DALEM (UTFPR), falando sobre inglês como língua franca; e Mirian Retorta, coordenadora do curso de Letras Inglês (DALEM) falou sobre avaliação na educação.

De acordo com Maristela Weber (DALEM), uma das organizadoras, o evento “surgiu da necessidade do grupo de mostrar as produções e as pesquisas que estavam sendo feitas e assim discutir também questões relacionadas à aprendizagem de língua estrangeira de inglês no contexto nacional e internacional na globalização na internacionalização das universidades.” Nesse sentido, esse foi um espaço que o grupo achou para trazer esse assunto e fomentar não só a discussão da vida acadêmica, mas também de toda rede pública e privada de ensino.

Durante o intervalo da tarde, houve o lançamento de dois volumes da obra Pesquisa na Literatura em Letras – Caminhos possíveis para o professor de língua estrangeira- Volume 1 e 2, feito pela Editora Pontes  que foi organizada em capítulos elaborados a partir de TCCs de alunos do curso de Letras. O evento contou com a presença do diretor geral do campus Curitiba, Marcos Schiefler Filho, que parabenizou os envolvidos pelo trabalho.

Reportagem de Bárbara Nunes