DALEM ministra disciplina específica de “Francês para Fins Acadêmicos”

A disciplina “Francês para Fins Acadêmicos”, coordenada por Cláudia Ozon, professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) do campus Curitiba da UTFPR, foi criada para solucionar a demanda de alguns cursos que tenham parceria com instituições francesas, como ocorreu com os cursos de Engenharias semestre passado e com o curso de Arquitetura e Urbanismo neste semestre.

A parceria da UTFPR com o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA-Lyon) prevê que, para que os estudantes de Engenharias possam cursar a dupla diplomação integral, eles precisam estar nos primeiros períodos do curso, obter nível de francês A2 e o certificado “Diploma de Estudos em Língua Francesa” (DELF). “Provavelmente eles não teriam francês na bagagem e nem o certificado. Então a gente criou o curso para poder dar esse nivelamento aos estudantes”, conta Ozon.

Com o sucesso da disciplina para as Engenharias, Giceli Portela Cunico de Oliveira, professora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), perguntou à Cláudia se ela poderia fazer algo parecido para o curso de Arquitetura e Urbanismo, em vista da parceria com a École de Chaillot, escola especializada em arquitetura e patrimônio. “Por conta disso, a gente criou esse semestre, esse mesmo curso de francês acadêmico, mas voltado para arquitetura”, relata Cláudia.

Dia 23 de novembro, Cláudia Ozon irá viajar para o campus Francisco Beltrão para produzir, junto com os cursos de Química e Engenharia de Alimentos, oficinas de química que serão gravadas para serem utilizadas nas aulas de francês que abrirão semestre que vem para os estudantes interessados na dupla diplomação no INSA-Lyon.

“A disciplina não é aberta regularmente pelo CALEM, ela é aberta por edital e tem, no edital, as regras. Então, por exemplo, para as engenharias, só podem se inscrever os estudantes que estão inscritos nas disciplinas de matemática; para arquitetura, nesse semestre, a gente limitou para os alunos que estivessem inscritos no Projeto Arquivo”, relata a professora. Ela continua: “eu acho que isso mostra a vontade do campus Curitiba de, realmente, investir na internacionalização, de oferecer essa oportunidade para os estudantes daqui e eu, pessoalmente, tenho um objetivo que isso se multiplique para os outros campi e estou a disposição para ajudar no que for necessário”.

Se você é professor(a) e tem interesse na disciplina para estudantes do seu departamento, entre em contato com a Cláudia Ozon, professora do DALEM, pelo e-mail: claudiaozon15@gmail.com

Reportagem de Scheilla Godioso (ASCOM – CT).

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.