DAFIS é representado na Universidade de Sevilla

Nos início de novembro, Anna Silvia Setti da Rocha, professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) do campus Curitiba da UTFPR, esteve no Centro Universitário de Enfermaria San Juan de Dios, na Universidade de Sevilla, para estágio com a equipe de cuidados paliativos.

Anna Silvia é graduada em Odontologia e pós-doutora em Bioética, área de conhecimento que objetiva a resolução de conflitos e dilemas morais presentes no campo da saúde. O processo de morte e o morrer são temas diretamente relacionado com a Bioética e com a utilização dos cuidados paliativos, cuja prática visa a melhoria da qualidade de vida em pacientes fora da possibilidade terapêutica de cura.

O estágio ocorreu em três ambientes: no Hospital Universitario Virgen Macarena del Servicio Andaluz de Salud; no Hospital San Juan de Dios de Sevilla e na Residencia de Mayores San Juan de Dios. O convite para o estágio foi efetuado por José María Galán, diretor do Mestrado em Cuidados Paliativos da Universidade de Sevilla.

Durante sua visita, dois aspectos captaram a atenção de Anna: as tendências multidisciplinares das equipes, compostas por médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas; e um organograma pouco hierarquizado. De acordo com ela, a Espanha é uma referência em cuidados paliativos, pois se trata do segundo país com mais idosos do mundo, atrás apenas do Japão.

Reportagem de Francisco Camolezi (ASCOM – CT).