Curso de Design do campus Curitiba cria jardim vertical sustentável

Pensando numa opção sustentável para o desenvolvimento de atividade proposta na disciplina de “Projeto de Sistemas de Design”, estudantes do 6º período do curso de bacharelado em Design, do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), criaram um jardim vertical sustentável. Para Larissa Blasco, Laryssa Lima, Lukas Cascione e Mário Augusto, a ideia principal era a utilização de resíduos como a madeira e o ferro. 

A partir do reaproveitamento de resíduos que não fossem utilizados pela universidade, o grupo definiu a elaboração de um jardim destinado ao cultivo de chás, temperos e plantas com raízes curtas. A reutilização desse tipo de material, além de contribuir com o meio ambiente, gera consciência social e pode contribuir com a gestão de resíduos e faz muito bem psicologicamente para os estudantes.

Segundo Mário Augusto, a ideia surgiu a partir da preocupação com relação à sustentabilidade dentro do campus. “Nós fizemos um levantamento dos problemas ligados à sustentabilidade e chegamos à conclusão, conversando com estudantes, professores e servidores, que faltam espaços verdes no campus e, assim, surgiu a ideia do jardim suspenso”, relata o idealizador. 

Vale lembrar que o Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas do campus será responsável pela manutenção do jardim, que ficará exposto no pátio do Bloco E.

Reportagem de Scheilla Godioso e Priscila Murr

Scheilla Godioso

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.