Conclusão da implantação das ESTAÇÕES SOLARIMÉTRICAS (projeto com a COPEL-DIS e a ANEEL) em seis campi da UTFPR

A competente equipe do LABENS – Laboratório de Energia Solar concluiu, no início deste mês de novembro, a fase de implantação de todos os Módulos de Avaliação e Estações Solarimétricas padrão SONDA e padrão EPE em seis Campi da UTFPR: Curitiba – CT (Sede Neoville), Ponta Grossa – PG, Cornélio Procópio – CP, Campo Mourão – CM, Medianeira – MD e Pato Branco – PB.

A Equipe LABENS é formada pelos Profs. Drs. Jair Urbanetz Junior (Líder do Projeto), Gerson Máximo Tiepolo, Jorge Assade Leludak, Eduardo Felix Ribeiro Romaneli e Winderson Eugenio dos Santos, todos lotados no DAELT – Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do Campus Curitiba da UTFPR.

Segundo informações repassadas pelo Prof. Tiepolo, os Módulos de Avaliação são constituídos de Sistemas Fotovoltaicos englobando quatro tecnologias distintas (silício monocristalino; silício policristalino; disselineto de cobre; índio e gálio – CIGS; e telureto de cádmio – CdTe), cujo objetivo principal é o de avaliar o desempenho destas tecnologias nos diversos microclimas que são encontrados no Estado do Paraná. Os módulos de avaliação são idênticos em todos os seis Campi, o que permite realizar comparações quanto ao desempenho nas diferentes condições climáticas, onde fatores como a velocidade do vento, temperatura ambiente, radiação solar e espectro da luz solar influenciam diretamente no seu comportamento.

As Estações Solarimétricas visam mapear, por meio de equipamentos de alta precisão (classe secundária nas estações padrão SONDA e classe primária no padrão EPE), os diferentes níveis de radiação solar encontrados na superfície, o que permite análises mais precisas quanto à distribuição espacial em todo o Estado, permitindo, assim, a elaboração de novos mapeamentos do potencial solar e fotovoltaico no Paraná.

Assevere-se que este é um projeto inovador e de vanguarda, uma referência neste tipo de análise no Estado do Paraná e de caráter pioneiro em nível de Brasil. Configura-se também um marco importante para a UTFPR e a COPEL-DIS, cujas pesquisas trarão valiosas informações sobre a energia solar e o potencial fotovoltaico em todo o território do Estado.

A equipe agradece pelo apoio e confiança que a COPEL-Distribuição tem depositado no projeto de P&D ANEEL em andamento no Campus Curitiba, sob coordenação geral do Prof. Paulo Cézar Stadzisz do DAINF – Departamento Acadêmico de Informática, em especial na linha específica de pesquisa Solar e Fotovoltaico. Agradece também ao LABREN/INPE, coordenado pelo Dr. Enio Bueno Pereira, pelo apoio na implantação e oportunidade de fazer parte da rede de dados solarimétricos de alta precisão, a rede SONDA. Externa agradecimentos ainda à Campbell Scientific – fornecedora dos equipamentos das estações solarimétricas e responsável pela instalação nesta fase do projeto, e a ELCO Engenharia, responsável pelas obras de infraestrutura necessárias, aquisição e instalação dos módulos de avaliação e SFV com backup de energia em Curitiba.

Internamente, a equipe LABENS agradece aos Campi que abraçaram este desafio, em nome dos respectivos diretores-gerais: Curitiba: Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho; Ponta Grossa: Antônio Augusto de Paula Xavier; Pato Branco: Idemir Citadin; Medianeira: Flávio Feix Pauli; Campo Mourão: Heron Oliveira dos Santos Lima; Cornélio Procópio: Marcio Jacometi; e do reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti.

No momento, a equipe está dando início à fase do projeto referente à comunicação, validação, armazenamento e disponibilização dos dados, que possibilitará acesso às informações e análises geradas.

Parabenizamos e agradecemos aos colegas Urbanetz, Tiepolo, Jorge Assade, Romaneli e Winderson pela condução deste excelente projeto para a UTFPR, permitindo inferir que resultados de grande relevância serão obtidos nesta temática fundamental, contribuindo sobremaneira na geração de conhecimento de qualidade para a sociedade paranaense e brasileira. Ficamos felizes que a iniciativa de reunir todos os diretores para expor o projeto tenha obtido a adesão de todos, redundando neste grande sucesso.

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor do campus Curitiba da UTFPR.