Campus Curitiba participa de projeto “Cientistas na Escola”

O projeto “Cientistas na Escola”, que conta como voluntários, professores do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), criado pela Prefeitura de Curitiba – Programa da Secretaria de Educação do Município –  em 2017, tem como objetivo aproximar as crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, das ciências, seja química, física e/ou biologia.

Para que esse projeto ocorra, a prefeitura convida professores e estudantes que estejam dispostos a serem voluntários. Dentre os voluntários, dos departamentos de Química, Biologia e Física da UTFPR, está Júlio César Rodrigues de Azevedo, professor do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) e diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG).

“O objetivo é incentivar as crianças para a área da ciência e mostrar a pesquisa feita na universidade”, relata Júlio César. Ele também conta sobre a motivação em continuar sendo voluntário: “Tinha um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ficava isolado na turma. Quando a gente começou a apresentar os trabalhos, ele ficou animado. No final, quando fomos tirar uma foto, ele pediu para ficar junto com a gente e até nos abraçou. Isso me marcou e fez com que eu continuasse indo para essas escolas”.

Além da UTFPR, há professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP).

Os encontros com os alunos começaram em abril e irão até o final do ano, variando os dias e os professores.

Para saber mais ou se inscrever, acesse:

Reportagem: Scheilla Godioso

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.