Campus Curitiba e Suécia se unem para investir em desenvolvimento sustentável

O campus Curitiba participa de um programa de cooperação com a Suécia em diferentes fazeres no sentido do desenvolvimento sustentável; dessa parceria, iniciada em 2013 a partir da assinatura do primeiro Termo de Entendimento Suécia-Curitiba, com a presença do rei da Suécia, nasceu o evento Integra Curitiba. Semana passada, dia 27 de setembro, aconteceu o 2º Integra Curitiba, com as presenças da Embaixadora da Suécia, Johanna Brismar Skoog,  do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, reitores de universidades e representantes de empresas e sociedade civil; na ocasião foi renovado o Termo de Entendimento entre o município de Curitiba, entidades e universidades suecas e brasileiras para a realização de projetos de promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Dentre os destaques do campus Curitiba da UTFPR, os professores Ricardo Luders, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e Keiko Fonseca do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) foram convidados para participar no evento sobre Urban Challenges  promovido pelo Swedish Institute , em Medellin, Colômbia, como parte do projeto. Além deles, as professoras Eunice Liu (DADIN), Tamara van Kaick (DAQBI) Nádia Kozievitch e Rita Berardi (DAINF) se juntam ao time na organização do Integra Curitiba e na disseminação da parceria sueco-brasileira na UTFPR.

Estão também entre os signatários, o Centro de Inovação Sueco Brasileiro, o Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a PUC-PR e a Universidade Positivo (UP) e a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O Programa de cooperação busca fomentar a execução de projetos no modelo de hélice tríplice (setor público, setor privado e academia. Nesse dia foi também lançado o Programa Banco de Alimentos no Mercado Municipal (matéria do e-campus em https://ecampus.ct.utfpr.edu.br/2019/dadin-do-campus-curitiba-colabora-com-o-banco-de-alimentos) no evento que trouxe ainda apresentações sobre tendências da tecnologia para o desenvolvimento sustentável de cidades com representantes de empresas suecas Eletrolux, Scania, Volvo e Hexagon e de uma startup brasileira da área de energia, a Fohat. Os professores da UTFPR Curitiba executaram o projeto “Smart City Concepts in Curitiba” em parceria com a KTH, Volvo e Combitech (parceiros suecos) e a Prefeitura de Curitiba.