Campus Curitiba da UTFPR ganha premiações em dois Hackathons do Paraná

A empresa Hello soluções em IoT Engenharia, formada pelos estudantes Raphael Brandão, Gabriel Simoni, Lucas Walter, Luis Felipe Lauro, de Engenharia Eletrônica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e pelo estudante Caio Felisbino, de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ganhou premiações em duas edições recentes de eventos Hackathons.

A Hello Soluções foi criada com o objetivo de desenvolver soluções e novas tecnologias para empresas e indústrias, possuindo ampla experiência em IoT (internet das coisas), apresentando o intuito de inserir seus clientes na indústria 4.0. Essa empresa, que foi inaugurada pelo grupo de estudantes no fim de 2018, foi elaborada para possibilitar a entrada do grupo no mercado de trabalho, sendo que todos já trabalhavam em outras empresas, porém acreditavam que tinham mais poder de atuação no mundo empreendedor.

No final de abril de 2019, o grupo alugou um espaço físico e passou a se reunir para desenvolver projetos com o objetivo de aumentar a produtividade, abrindo várias novas oportunidades à Hello soluções, incluindo o convite do SEBRAE para a participação da empresa no Hackathon Agroleite, que ocorreu em agosto na cidade de Castro (Pr). Mesmo essa não sendo a área foco de atuação do grupo, eles desenvolveram uma solução para problemas relacionados às medições de volume dos silos, que são depósito agrícolas destinados ao armazenamento de produtos, criando um sistema completo de monitoramento, garantindo o primeiro lugar dessa categoria à empresa Hello soluções.

Pouco tempo depois, o grupo empresarial inscreveu-se no Hackathon Analytics, promovido pelo Sebrae, que aconteceu em setembro, em Curitiba. Mesmo também não sendo a área específica da Hello, a empresa ficou em segundo lugar em um dos desafios do evento, no qual o grupo trabalhou com Big Data para criar um sistema automatizado, no qual novos empresários conseguem descobrir o melhor local para abrir um novo negócio, levando em consideração uma grande variedade de dados sobre os empreendimentos já disponíveis nas regiões.

Fotos: Hello soluções em IoT Engenharia

Reportagem de Monique Eveline Grings e Scheilla Godioso (ASCOM – CT)