Campus Curitiba da UTFPR é vice-campeão de Desafio de Robótica da Petrobras

A equipe composta pelos estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guilherme Hideki Schneider, Lucas Rech e Luciano Bonzatto Junior, pelo mestrando Matheus Ferraz, e pelo estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vinicius Gardin, foi orientada pelo professor Marco Wehrmeister e ganhou o vice-campeonato do Desafio de Robótica da Petrobras, atuando com drones.

O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC), da UTFPR, associado ao Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), ao Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e o Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI). No LESC são realizados projetos que envolvem robótica e sistemas computacionais, tendo o drone sido desenvolvido para participar das etapas do desafio da Petrobras.

O Desafio de Robótica foi dividido em quatro etapas, em que o drone precisou cumprir autonomamente. A primeira etapa consistiu no levantamento e pouso do equipamento em várias bases, identificadas previamente pelo drone. Na segunda etapa, o drone teve que percorrer um cano laranja no meio da quadra, na terceira, foi preciso identificar “tags” com números em cada uma das bases. Por fim, o drone teve que realizar a identificação de cubos, que também estavam nas bases, e movê- los para as bases corretas. Após o execução dessas etapas, a equipe garantiu o vice-campeonato do evento, que reuniu participantes do Brasil inteiro.

Reportagem e fotografias: Monique Eveline Grings (ASCOM – CT).

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.