Campus Curitiba compartilha experiências com universidades de todo o país no FORCAMPI

O campus Curitiba da UTFPR foi destaque no I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI), que aconteceu entre 12 e 14 de setembro, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Lá se encontraram gestores de instituições federais de ensino de todo o país, visando o desenvolvimento individual das estruturas multicampi das universidades e institutos federais. Marcos Schiefler Filho, diretor de nosso campus, apresentou o estudo O campus Curitiba da UTFPR e o modelo institucional de descentralização orçamentária. A participação foi citada como “inspiradora” para os representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, que destacou a fala de Schiefler dentre outras.

Para o diretor-geral, a experiência foi ímpar e proveitosa para todos os participantes, pois, além de novas ideias e compartilhamento de informações, foi possível ampliar a rede de gestores, o que é fundamental para o desenvolvimento da universidade pública brasileira nestes tempos; “Conseguimos perceber que várias questões debatidas são problemas comuns, com suas peculiaridades, em todos os campi. Dessa maneira, compartilhamos diferentes soluções para problemas similares, o que foi interessante e profícuo”.
Schiefler ainda elogiou a estrutura e a organização do evento: “toda a equipe organizadora nos recebeu com um bom humor contagiante e pronta para atender todas as nossas demandas. Foi maravilhoso”.