Assembleia Geral aprova paralisação dos alunos

Aconteceu ontem, 8 de maio, a Assembleia Geral dos alunos do campus Curitiba da UTFPR. O evento, que reuniu mais de 800 alunos, foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) juntamente aos Centros e Diretórios Acadêmicos do campus.

As pautas tratadas na Assembleia foram:

• Cortes do Governo Federal com as instituições de Ensino Universitário;
  • Deliberação de movimentos e organização dos estudantes do campus Curitiba da UTFPR contra os cortes.

O evento teve início por volta das 18h30min com falas dos representantes do DCE e movimentos estudantis presentes, bem como uma breve apresentação do posicionamento inicial dos professores e sindicatos em âmbito regional e nacional, em falas de professores da UTFPR.

Antes do começo das deliberações, o microfone foi aberto aos alunos para exposição de ideias e opiniões acerca do tema tratado na Assembleia. O número inicial de falas eram de 10, mas essas foram estendidas para 12. devido ao número de pessoas com intenção de voz.

Como um dos principais pontos a serem votados, ficou acertado, mediante expressiva aprovação, a paralisação dos estudantes do campus Curitiba da UTFPR nesta quarta-feira (8), tendo em vista o uso desta data para organização dos estudantes e confecção de materiais, como panfletos, a serem utilizados em ações posteriores.

Imagem: Divulgação DCE

Horas após o fechamento da Assembleia, o DCE do campus Curitiba publicou em suas redes sociais declarações sobre as ações deliberadas e votadas na Assembleia. Foi criado também um evento no Facebook sobre as ações do dia de paralisação.

Conforme votado, centenas de alunos aderiram ao movimento de paralisação, e na manhã desta quarta-feira (8), se reuniram na sede Centro e Ecoville da UTFPR para confeccionar cartazes, folders, panfletos e materiais de divulgação relacionados a projetos e trabalhos de alunos e professores da Universidade, para serem usados nas ações de sexta-feira (10).

Na sexta, o objetivo é a saída dos alunos as ruas com os materiais produzidos, com o intuito de informar a população da cidade a importância das Universidades públicas e a quantidade de trabalhos científicos, técnicos e de pesquisa produzidos por elas.

Informações atualizadas você encontra nas redes sociais do DCE campus Curitiba da UTFPR e no Comunica UTFPR.

Reportagem: Rodolfo do Egito ASCOM-ct