Projeto de extensão traz criança à Universidade

O projeto de extensão “Crianças na Universidade? Sim, é possível!”, teve início no 2º semestre de 2018 e consiste em receber, mensalmente, no campus Curitiba da UTFPR, crianças de 9 e 10 anos, alunas do 4° ano do ensino fundamental de escolas municipais. As crianças conhecem a estrutura da Universidade, principalmente o laboratório de Solos, e aprendem conceitos sobre solo, além de cuidados e importância das hortas e da vermicompostagem. Cada mês uma escola é convidada para participar do projeto, que funciona através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. A Secretaria é intermediária entre as escolas municipais e a Universidade.

As visitas são conduzidas por alunos voluntários dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química da UTFPR, com a orientação de quatro professoras do Departamento Acadêmico de Química e Biologia – DAQBi.

“O projeto de extensão tem sido uma experiência positiva para as crianças das escolas municipais e para os alunos voluntários da UTFPR”, afirma Sonia Zanello, coordenadora do projeto e professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI), que entende que os conhecimentos adquiridos na visita à Universidade modificam a visão das crianças sobre as questões ambientais e a horticultura.

Reportagem de Hannah Sarah Moraes Farias de Lira (COMORG – DALIC)

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.